sábado, 23 de novembro de 2013

RAÇA NOBRE

A palavra [ santos ] deixa-nos preocupados. Não esperamos ser chamados assim, e se formos, sentiremos um certo mal-estar. Imaginamos que a santidade tem algo a ver com um desempenho extraordinário. É um titulo para pessoas especiais, não para pessoas comuns; para o mundo celestial, não para o terrestre.

Mas Paulo dirige-se aqui a igreja comum sendo [ chamados para serem santos ]. Ele escrevia a todos os seus membros e os chamava santos. E que tipo de igreja era ela? A igreja em Corinto estava cheia de problemas: rixas, contendas, imoralidade, abuso da Ceia do Senhor, confusão e desordem acerca dos dons do Espírito, e muito mais (capitulo 3 em diante. Entretanto, com todos aquele pecados, Paulo ainda chama os corintos de [santos]. (1 Coríntios 1:2).

Por que? Porque, a despeito de todas as suas falhas, eles foram separados em Cristo. A frase antes da palavra [santos] é esclarecedora: [Santificados em Cristo Jesus]. Aqui esta o nosso direito a santidade. Em Cristo somos limpos e recebemos o credito da sua santidade. A Igreja é uma raça nobre: seus membros são santos – não porque tenham alcançado este titulo por seu desempenho, mas porque o receberam como um dom da graça de Cristo por meio da Fe nele. Este é o caminho da santidade. É nosso dever, como cristãos, viver de maneira santa, apoiados no Espírito Santo.

Pense:
As boas obras não tornam um cristão santo. Só o Espírito nos santifica, e não santifica alguns, santifica a todos.

Em Cristo, Osvaldo Soares.

Nenhum comentário: